Dr. Gabriel Costa participa de lançamento de livro em que figura como coautor da obra literária

O livro feito em homenagem ao centenário da OIT teve como organizador o Desembargador James Magno Araújo Farias
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
O advogado Gabriel Costa (dir.) com Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
O advogado Gabriel Costa (dir.) com Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Foi lançado o livro Trabalho e Humanidade, uma homenagem ao centenário da Organização Internacional do Trabalho. Desde a sua criação, em 1919, a OIT tem tido uma importante missão, com foco no combate à exploração do Trabalho Humano, na promoção da paz social e incentivo à existência de uma legislação trabalhista mínima, que garanta a justiça social em todo o mundo. A publicação também homenageia os 10 anos da Escola Judicial do TRT da 16ª Região.

Publicado pela editora LTR, o livro contou com artigos de várias autoridades e experts em Direito Trabalhista, selecionados e organizados pelo Desembargador James Magno Farias.

O evento contou com a participação do Excelentíssimo Dr. Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Dr. Gabriel Costa, sócio fundador do escritório GABRIEL COSTA ADVOGADOS ASSOCIADOS, contribuiu com o artigo “Negociado sobre o Legislado e Jornada de Trabalho do Trabalhador Portuário Avulso (TPA)”, o qual faz estudo baseado em direitos e garantias fundamentais do trabalhador portuário em decorrência das mudanças implementadas pela Reforma Trabalhista.

De acordo com o Dr. Gabriel Costa, trata-se de questão que precisa ser debatida amplamente pelos profissionais da área jurídica. “O trabalhador portuário no Maranhão tem ganhado bastante notoriedade, sobretudo por conta da ampliação dos novos portos. Um tema singular, que exige dos advogados constante atualização para atender essa demanda.”

Artigo do Dr. Gabriel Costa no Livro Trabalho e Humanidade

Os sócios do escritório GABRIEL COSTA ADVOGADOS ASSOCIADOS prestigiaram o lançamento do livro.

Dr. Matheus Pires, sócio do escritório GABRIEL COSTA ADVOGADOS ASSOCIADOS, esteve no evento e falou a respeito. “É um livro muito bem feito, com excelentes artigos e autores, e que vem a agregar muito, tanto no meio acadêmico quanto no meio profissional.” Questionado sobre a participação do seu sócio, Matheus enfatizou: “O Dr. Gabriel abordou um tema que faz parte do nosso cotidiano no escritório, que é questão do trabalhador portuário avulso. É um tema complexo, porque exige legislações muito específicas. Uma grande contribuição para o mundo acadêmico, pois é um assunto que não costuma ser abordado nas faculdades”.

Por sua vez, o Dr. Perez Paz, sócio do escritório GABRIEL COSTA ADVOGADOS ASSOCIADOS, também deu o seu parecer sobre a publicação. “O livro ficou muito bom, é um livro que traz essa variedade de modificações que estão ocorrendo no mercado de trabalho. Abordando questões como o trabalho avulso, a desconsideração da personalidade jurídica e várias outras reformas que estão acontecendo. O mercado de trabalho está mudando, está se renovando. Hoje nós temos a questão do Uber e de outros aplicativos de toda a espécie, de pessoas que trabalham com freelancer, mas que trabalham em regimes que são questionados juridicamente. E a velocidade da sociedade obriga que o Direito também acompanhe essa velocidade, se adapte e consiga entender o que ele vai fazer diante desse cenário. Então, esse livro é muito interessante porque ele trata um pouco sobre esse tema e traz um pouco dessa nova realidade e o que nós, profissionais do Direito, podemos fazer para lidar com isso, acompanhar essa mudança e fornecer os melhores serviços.”

Por fim, o Dr. Kalil Boahid, sócio do escritório GABRIEL COSTA ADVOGADOS ASSOCIADOS, leu o livro e opinou: “Os artigos estão muito bem escritos, eles buscam enfrentar temas importantes nesse momento político brasileiro. A gente está numa fase de transição, uma fase onde tenta-se conciliar o momento econômico com o Direito do Trabalho e é sempre muito importante essas pesquisas. Ainda mais quando a gente está nunca ocasião comemorativa. São 100 anos da Organização Internacional do Trabalho e 10 anos da Escola Judicial do TRT do Maranhão. Dentre os artigos do livro, eu vi coisas que são extremamente modernas. Leis que saíram outro dia e já estão nos artigos. Inclusive alguns temas da Lei de Liberdade Econômica, que saiu há poucos meses. Então, acho que é muito importante nós estudarmos e nos atualizarmos para estar em pé de igualdade com as mudanças do Direito.”

Publicações