O escritório Gabriel Costa Advogados Associados tem despontado no mercado maranhense como um dos melhores escritórios de advocacia do estado. Uma equipe jovem e antenada e uma estrutura supermoderna e são a fórmula desse empreendimento. Acompanhe a entrevista do Dr. Gabriel Costa ao Programa Estilos TV.
Jacieny Dias: Gabriel, como foi pra você montar um escritório com esse aqui em São Luís?
Gabriel Costa: Bem, como o início de toda empresa, de todo empreendimento na área jurídica, a gente enfrenta as dificuldades. Eu comecei do zero, comecei sozinho nessa empreitada. E, como um jovem advogado, tive as minhas barreiras, as minhas dificuldades. Tive que supera-las dia-a-dia, também aprendendo, como até hoje eu aprendo. Mas o resultado, graças a Deus, depois de muita luta, é o sucesso que hoje é o escritório.
Jacieny: Você falou sobre essa questão de empreender no mundo jurídico. O que levou você a escolher Direito?
Gabriel: A minha família, em grande parte, já vem da área do Direito. Inicialmente, ainda na época de escola, quis me enveredar pela Medicina, mas o Direito falou mais alto e depois de tanto tempo formado, acredito que fiz a escolha certa. Hoje não me vejo em profissão, a não ser na área do Direito, que é uma área completa.
Jacieny: No escritório, em que áreas vocês atuam?
Gabriel: Nós abrangemos a areal empresarial, como um todo. O nosso diferencial é que pegamos também algumas áreas que não são muitos comuns no Maranhão, como a área desportiva e a área marítima, isso também ligado ao Direito do Trabalho. Temos também causas de família, porque a gente acaba criando essa relação de confiança com os empresários. Uma relação que começa inicialmente pela empresa, mas acaba puxando outros setores em relação desse dia-a-dia, da confiabilidade que a gente vai conquistando.
Jacieny: Quem são os profissionais que fazem parte aqui do escritório?
Gabriel: Hoje, nós temos outros três advogados como sócios do escritório, o Dr. Perez Paz, o Dr. Matheus Pires e o Dr. Kalil Boahid. São profissionais que cresceram dentro do escritório, conquistaram o seu espaço e hoje compõe a nossa equipe.
Jacieny: Quando os clientes chegam, eles não têm um impacto? Por conta da juventude da equipe.
Gabriel: Sem dúvida, mas isso é bom. Eu acho que isso só vem a demonstrar a competência da equipe. A gente não tem aquela ideologia de que para você ser bem-sucedido numa profissão, ter um bom patamar dentro do mercado, precisa ter uma certa idade. Acredito que o jovem tem essa força de trabalho, tem esse ímpeto de sair na frente. É justamente esse o diferencial da equipe. Uma equipe que soma, que está todo dia vestindo a camisa do cliente, pra gente tentar se diferenciar nesse mercado.
Jacieny: Que dicas você daria para aquela pessoa que quer seguir na carreira na advocacia?
Gabriel: Olha, a advocacia é uma profissão que requer extrema dedicação. O Direito ele é dinâmico, ele muda todos os dias. Então é preciso um estudo diário, é preciso ficar se atualizando. É importante que se diga, que não de deve jamais deixar de se atuar em publicações, escritas, artigos, participar de debates. Tudo isso é extremamente importante, enriquece o profissional que quer seguir na área da advocacia.
Jacieny: Por falar em escrever, estou sabendo que você já escreveu três livro.
Gabriel: Eu tive oportunidade, na época em que dei aula em uma faculdade, de lançar um livro sobre Direito Penal. Depois lancei um outro livro, com alguns professores, na área do Direito Constitucional. Inclusive estou concluindo meu mestrado também nessa área. E, por último, também junto com outros profissionais, lancei um livro na área do Direito do Trabalho.